Você já pensou sobre quais são as metas da sua imobiliária? Todo empreendedor tem objetivos para o seu negócio, sejam eles grandes ou pequenos. Porém, apenas isso não é suficiente para fazer com que ele de fato chegue onde quer chegar. É aí que entra a metodologia Smart, uma estratégia para a criação de metas que direcionem o seu planejamento e de fato levem à obtenção de resultados concretos.
Com ela, é possível organizar recursos, tarefas de colaboradores e práticas para sair das especulações e alcançar resultados reais.
Quer saber melhor do que se trata a metodologia Smart? Neste artigo, explicaremos quais são as suas características e como aplicá-la na sua imobiliária. Confira!
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O que é metodologia Smart?
Estabelecer metas é um passo essencial para a organização, no entanto, elas precisam ser bem pensadas para que sejam um meio eficaz de alavancar o crescimento do seu negócio. A metodologia Smart (ou inteligente, em português) é uma sigla para as cinco principais características que a meta precisa ser: específica, mensurável, atingível, relevante e temporal (ou do inglês: Specific, Measurable, Attainable, Relevant, Time-based).
Veja abaixo o que são cada um desses atributos!
1. Específica
Objetivos muito vagos não fornecem informações. Portanto, antes de tudo é preciso especificar exatamente qual é o resultado desejado, de maneira clara e objetiva, para evitar ambiguidades. Para definir isso, você pode se fazer algumas perguntas sobre a meta:
- O que a meta pretende atingir?
- Por que ela deve ser atingida?
- Quem será responsável por ela?
- Onde ela será aplicada?
- Quando ela será aplicada?
Vamos supor que você queira aumentar a rentabilidade da sua imobiliária. Esse é um objetivo válido, mas pouco preciso, que não direciona os colaboradores. Uma meta como aumentar a fidelização de clientes em 15% em um período de 4 meses, por exemplo, é um caminho que pode levar a essa maior rentabilidade, mas é muito mais específico e concreto.
2. Mensurável
Pouco adianta delimitar uma meta se não houver condições para medir o trabalho. Se a meta foi ultrapassada, por exemplo, é preciso saber em quanto. O mesmo vale para o caso de ela não ser atingida. Por isso, é preciso desenvolver estratégias para medir os resultados periodicamente.
3. Aplicável
Os objetivos traçados, além de claros, devem ser possíveis. Isso pode parecer óbvio, mas é muito comum que não sejam levadas em conta as condições reais do negócio no momento de traçar uma meta, o que causa frustração e desmotivação. Para evitar isso, você deve considerar o contexto do seu negócio, o mercado e os recursos que estão disponíveis no momento de delimitar os seus objetivos.
4. Relevante
A relevância é outro ponto muito importante: a meta estabelecida precisa contribuir de alguma forma para o cenário amplo da empresa. É preciso se perguntar se ela será relevante para as necessidades do negócio ou para a realidade do mercado, para que não sejam desperdiçados recursos e energia em algo que não terá impacto positivo.
Deixe clara a importância das metas para os objetivos estratégicos do negócio, de modo a mostrar aos colaboradores o papel ativo que eles têm no todo.
5. Temporal
Por fim, é essencial delimitar um tempo de começo e fim, estabelecendo um período máximo para que a meta seja atingida. É interessante também pensar em um cronograma que organize o trabalho em etapas, já que assim fica mais fácil conduzir o trabalho e motivar os colaboradores.
Como traçar as metas certas na sua imobiliária?
Agora que você já sabe no que consiste a metodologia Smart, é hora de colocá-la em prática. Veja abaixo alguns passos que você pode seguir para ter sucesso!
1. Coloque todos na mesma página
O primeiro passo é esclarecer todo o processo aos seus colaboradores, tanto o seu time de corretores quanto os demais setores da imobiliária, como RH, marketing, financeiro, etc. É muito importante que eles conheçam todas as metas e entendam suas características, já que eles serão, em boa parte do tempo, os responsáveis por colocá-las em prática. É preciso, então, delegar responsabilidades de modo a conscientizá-los, ressaltando a importância deles para os resultados que serão obtidos.
2. Acompanhe de perto
Em seguida, é preciso traçar um plano para monitorar o desempenho. Acompanhe ao longo do tempo como o trabalho está correndo, de acordo com a temporalidade que foi planejada quando a meta foi estabelecida. Assim, caso haja problemas, eles serão identificados mais rapidamente e poderão ser solucionados em tempo.
3. Compartilhe os ganhos e perdas
Por fim, apresente os resultados obtidos. É essencial valorizar o trabalho e o esforço da equipe e mostrar como ela é parte fundamental para o bom funcionamento do negócio. Da mesma forma, é importante discutir as metas que não foram atingidas para mapear os erros de forma construtiva, a fim de melhorar os próximos passos.
Quais são as vantagens da metodologia Smart?
A metodologia Smart serve como um direcionamento. Ela não é uma solução milagrosa, muito pelo contrário: é um método racional de planejamento para garantir que o negócio não fique estagnado. As metas ajudam a definir quais são as suas prioridades, o que lhe permite organizar o seu tempo e gerir seus recursos da forma mais eficaz possível.
Além disso, como já mencionamos, ela também é uma estratégia para manter a sua equipe motivada. Metas pouco claras, excessivamente vagas ou muito difíceis de se atingir geram frustração e fazem com que haja pouca disposição para a realização do trabalho.
Se o colaborador não vê de que forma contribui com a empresa, o seu trabalho perde o sentido e a produtividade tende a cair. Com as metas Smart bem delimitadas, os objetivos são tangíveis e o envolvimento dos funcionários é muito maior, o que fará com que eles produzam mais e melhor.
Como vimos neste post, a metodologia Smart é uma estratégia para tornar o seu planejamento muito mais eficiente. Com ela, é possível manter o foco naquilo que realmente importa, considerando os seus recursos e o contexto da sua empresa para atingir objetivos tangíveis. Além disso, ela também é uma maneira eficiente de manter a sua equipe motivada e produtiva.
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