Locação com fiador tradicional: veja por que é um problema para a imobiliária

Locação com fiador tradicional: veja por que é um problema para a imobiliária

locação com fiador tradicional

Em função da alta valorização que o mercado imobiliário possui, sobretudo nos grandes centros urbanos brasileiros, as empresas e indivíduos envolvidos nas transações do segmento precisam de estratégias para reduzir riscos. Nesse sentido, você sabia que a locação com fiador tradicional pode ser um problema para a imobiliária?

Embora essa seja a garantia locatícia mais tradicional no país e venha sendo utilizada há muito tempo quando alguém deseja alugar um imóvel, existem soluções mais modernas e que estão em melhor consonância com o que a sociedade atual demanda. Veja por que ela tem se mostrado um grande problema para as imobiliárias e o que fazer para evitar!

Qual é a função do fiador no aluguel de um imóvel?

Antes de compreender o porquê de a locação com fiador tradicional ser um problema para a imobiliária, é interessante entender qual é o real conceito de fiador. Trata-se de uma terceira figura no contrato de aluguel, além do locador e locatário, sendo uma espécie de corresponsável pelos pagamentos estabelecidos no acordo.

Essa ainda é a principal garantia locatícia para o arrendamento de unidades residenciais no Brasil, embora existam muitas dúvidas sobre as suas funções. Além de arcar com o aluguel em caso de inadimplência, o fiador também pode ter responsabilidades sobre eventuais encargos, reparos e outros itens colocados no papel.

Por que a locação com fiador tradicional é um problema?

A locação com fiador tradicional é um problema para imobiliárias por diversos motivos. Esse é um tipo de garantia locatícia que demanda muito tempo de negociação e verificação, já que o processo é burocrático. Além disso, como ele passa a ser responsável por arcar com valores elevados em caso de inadimplência, muitos inquilinos têm dificuldade em achar alguém para esse papel.

Outro ponto que causa bastante incômodo para a empresa e o locador é que, para receber, pode ser preciso desencadear um trabalhoso processo judicial, o qual pode gerar diversos entraves e chegar ao ponto de penhora de um imóvel de sua posse para pagar o que é devido. Ou seja, essa não é, definitivamente, uma solução prática.

Por isso mesmo ela está sendo cada vez mais substituída por soluções que não ofereçam grande risco de inadimplência, que ainda é muito verificada no caso de contar com uma terceira pessoa como garantia.

Quais são as alternativas do mercado ao fiador tradicional?

Naturalmente, com o avanço da sociedade e a modernização das relações de locação, a tendência é que a figura do fiador vá ficando para trás e seja substituída por alternativas mais práticas e menos burocráticas. Com o passar do tempo, foram sendo incluídas no mercado o seguro, o caução e outras possibilidades.

Mais recentemente, uma opção que vem ganhando espaço são as plataformas com serviços que dispensam as garantias tradicionais, como a Velo. Elas são responsáveis pela análise do cadastro e crédito, além de terem uma estrutura para cobranças e assessoria jurídica. Para as imobiliárias, essa é uma forma de acabar com trâmites desgastantes e desnecessários, bem como a inadimplência de inquilinos.

Portanto, muitos são os motivos que fazem a locação com fiador tradicional ser um problema para a imobiliária. Trata-se de uma opção que funciona em certas condições, mas traz muitos entraves que fazem as partes perderem um tempo valioso e até mesmo saírem no prejuízo. Sendo assim, é uma alternativa que está se tornando obsoleta, para ser substituída pelas plataformas digitais, mais ágeis, seguras e modernas.

Viu como a locação com fiador tradicional pode ser um problema para a imobiliária? Quer conhecer uma plataforma que pode ajudar a sua empresa a deixar a figura do fiador para o passado? Então, entre em contato conosco e conheça nossos serviços!

Compartilhe esse conteúdo
Leia também:
Infográfico
[Infográfico] Diferença entre fiança, seguro fiança e caução
LER MAIS >
Materiais Educativos
[Semana de webinars] Especial Dia do Corretor
LER MAIS >
tecnologia imobiliária
Tecnologia
Tecnologia a favor da imobiliária: saiba por que apostar nisso

Agilidade, menos gastos, mais lucros e mais segurança de mercado são algumas das justificativas para você investir na tecnologia imobiliária. Confira tudo sobre o assunto aqui!

LER MAIS >