6 boas práticas para otimizar a gestão de clientes da imobiliária

6 boas práticas para otimizar a gestão de clientes da imobiliária

gestão de clientes da imobiliária

Não é segredo que o maior capital de um bom corretor de imóveis, assim como para a maioria dos negócios, é a sua carteira de clientes. Ela deve ser gerida com muita organização para que o profissional obtenha mais sucesso nas vendas. Por isso, a gestão de clientes da imobiliária deve ser levada muito a sério e jamais pode ser ignorada.

Para tanto, existem algumas boas práticas que, quando adotadas com seriedade, garantem a gestão de clientes necessária para manter seus gráficos de vendas sempre elevados. Manter a carteira atualizada, adotar uma ferramenta de CRM (Customer Relationship Manager), segmentar a base de clientes, investir em captação, entre outros são alguns exemplos do que se pode fazer.

Para ajudar você a entender melhor como colocar em prática cada um dos exemplos citados e mais alguns, elaboramos este post com as melhores dicas para otimizar a gestão de clientes da imobiliária. Continue lendo e descubra o que fazer para vender mais imóveis!

1. Mantenha o foco no relacionamento com o cliente

É comum as imobiliárias focarem nos trâmites burocráticos e, por isso, acabarem esquecendo o lado humano, a verdadeira dedicação à satisfação do cliente. Esse é um dos maiores erros que se pode cometer.

Claro que a burocracia existe tanto para venda quanto para a locação de um imóvel. No entanto, o ideal é que o corretor se dedique ao relacionamento com o cliente e deixe essa parte para ser feita por profissionais administrativos.

2. Atualize a carteira de clientes

Nada é mais prejudicial para a gestão de clientes da imobiliária do que uma carteira cheia de contatos que não existem mais ou com números de telefone e endereços de e-mail desatualizados, por exemplo.

Por isso, é fundamental que o corretor tire algumas horinhas por semana para se dedicar a “limpar” a base de contatos e atualizar o que já não estiver mais em uso. Vale, até mesmo, deletar alguns contatos improdutivos ou criar uma categoria de segmentação para eles.

3. Trabalhe na segmentação dos clientes

E por falar em segmentação, ela é fundamental para que se aborde o cliente certo, na hora mais adequada e com o imóvel que ele deseja. Dessa maneira, as chances de venda são potencializadas ao extremo.

Por essa razão, é fundamental criar categorias por tipo de imóvel de interesse, estágio de maturidade do cliente em relação à negociação, entre outros detalhes que farão toda a diferença durante a sua abordagem.

4. Invista em ferramentas de gestão de relacionamento

Os softwares de gestão de relacionamento com cliente, conhecidos como CRM, especialmente aqueles específicos para a imobiliária, facilitam muito o trabalho necessário para manter a carteira sempre organizada e atualizada.

Com essa ferramenta, é possível manter um histórico consolidado de todas as interações com cada cliente, fazendo com que você seja capaz de inovar a cada novo contato, sem se tornar cansativo ou repetitivo. Além de manter você sempre em contato com as necessidades do cliente que estão ali registradas.

5. Esteja aberto à captação passiva de novos clientes

Manter um site, redes sociais, estar presente em plataformas e apps de venda de imóveis são excelentes maneiras de captar novos clientes de modo passivo, ou seja, sem que você precise prospectar ativamente. Por meio desses canais, eles vêm até você espontaneamente.

6. Faça um bom pós-venda

Um bom pós-venda faz parte da boa gestão de clientes da imobiliária e isso não é novidade para bons corretores. Nesse estágio do relacionamento, além de se certificar da satisfação do cliente e manter a porta aberta para futuros negócios, ainda é possível obter feedbacks capazes de melhorar ainda mais o seu atendimento.

Como você pode ver ao longo deste post, otimizar a gestão de clientes da imobiliária é um dos meios de garantir o sucesso nas vendas. Ela se faz importante inclusive para a prospecção de novos clientes. Portanto, não espere mais para colocar as dicas que acabou de ler em prática.

Agora que você já sabe como fazer uma boa gestão de clientes da imobiliária, que tal assinar a nossa newsletter e receber mais conteúdos exclusivos como este?

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