4 dicas saudáveis para alugar o imóvel sem preocupação e burocracias

4 dicas saudáveis para alugar o imóvel sem preocupação e burocracias

alugar imóvel

Com o avanço da internet e das redes sociais, o público tem mais facilidade e conforto para pesquisar e se informar, até encontrar as melhores opções que o mercado pode oferecer. Com o setor imobiliário, isso não é diferente. Antigamente, as imobiliárias já apresentavam certa dificuldade para alugar um imóvel, agora, parece que a competitividade só aumentou.

Por isso, a melhor maneira de contornar esse cenário é procurar formas de diminuir a burocracia que envolve o processo de locação. Isso porque, em meio a tantos contratos, cláusulas, multas e obrigações, é comum que boa parte dos consumidores se sinta insegura e, por fim, acabe não fechando negócio naquele momento.

Se isso está acontecendo frequentemente com a sua empresa, não se assuste! Para ajudá-lo a driblar as barreiras e alcançar o sucesso daqui para frente, listamos neste post algumas dicas para aumentar a confiança do público e, consequentemente, alugar o imóvel. Acompanhe!

Leia também: descubra como diminuir a burocracia no aluguel de imóveis

1. Trabalhe com documentos e contratos digitais

Reduzir a burocracia é um dos principais desafios de quem atua no mercado imobiliário. Mas afinal, por onde começar essa tarefa e conseguir minimizar cada um desses processos? O primeiro passo é procurar maneiras de lidar com a variedade de contratos que podem estar envolvidos em uma negociação de locação. Isso pode ser realizado de um modo bem simples: estipulando diretrizes para gerir e arquivar os documentos.

Caso não tenha tempo de sobra para essa atividade, a melhor saída é utilizar a tecnologia a seu favor. Investindo em determinadas ferramentas, será possível enviar arquivos jurídicos com mais rapidez e eficiência, evitando as constantes e cansativas visitas ao cartório. Um exemplo disso são os softwares exclusivos para assinaturas eletrônicas de documentos.

Ao apostar na ideia, você conseguirá aproveitar inúmeras vantagens. A seguir, destacamos as principais delas:

  • Mais garantia na integridade do documento;
  • Possibilidade de evitar os atos fraudulentos;
  • Mais agilidade em todo o processo;
  • Notável redução de custos.

2. Invista em um sistema de gestão

Independentemente do seu setor de atuação no mercado, é essencial que a imobiliária adote um software exclusivo de gestão. Como você já deve saber, são inúmeros trâmites envolvidos na hora de alugar um imóvel e, ao lidar com cada um deles de forma manual, corremos o risco de prolongar a burocracia e, até mesmo, levar mais tempo até conseguir fechar uma negociação.

Já com um programa próprio para essa finalidade, será possível acoplar todas as informações em um único espaço. Isso envolve vários detalhes, que vão desde o cadastro dos seus clientes, passando pelos custos que envolvem uma negociação de locação, até as informações referentes ao imóvel em si. 

E não acaba por aí! Fora esses benefícios, ainda será possível integrar o sistema da sua empresa com as plataformas voltadas aos anúncios promovidos nas redes sociais. Juntos, esses detalhes são fundamentais para diminuir a burocracia, atrair a clientela e ajudar a sua imobiliária a alugar o imóvel com mais agilidade.

3. Utilize ferramentas de comunicação virtual

Quem trabalha no setor imobiliário já sabe: o dia a dia costuma ser bastante conturbado e pautado por muitos deslocamentos aos cartórios, ligações, apresentações de terrenos e visitas constantes aos clientes. Por essas e outras é fundamental contar com alternativas capazes de facilitar essa rotina e, inclusive, otimizar o tempo de trabalho dos profissionais de toda a empresa.

Acredite ou não: a tecnologia pode ser uma grande — e econômica — aliada ao longo dessa transformação. Hoje em dia não faltam plataformas que facilitam a comunicação virtual de maneira gratuita, tanto por meio de troca de arquivos, mensagens de texto, de voz, ou ligações de baixíssimo custo. Quais são elas? O Facebook Messenger, o WhatsApp, o Telegram, o Google Hangouts e o Skype.

Esta é uma excelente estratégia para facilitar a comunicação da sua imobiliária com os clientes e, de quebra, reduzir as altas despesas de ligações telefônicas e outros serviços que, até então, eram úteis para o cumprimento das atividades. 

Dica: só não se esqueça de estipular dias e horários comerciais para que os clientes e corretores possam estabelecer essa comunicação de maneira saudável e, exclusivamente, profissional. Como uma forma de evitar problemas, especifique essas informações nas principais páginas da sua imobiliária nas redes sociais. 

4. Ofereça garantia locatícia aos clientes

Dos fatores que mais atrasam a locação de um imóvel, podemos destacar, sem dúvida, a busca por um fiador. Afinal, não é qualquer indivíduo que pode contar com essa responsabilidade. Por outro lado, ao longo do processo a imobiliária ficará responsável por verificar se o cliente cumpre todos os requisitos para essa finalidade. Por essa razão, é interessante, sempre que possível, oferecer a ele outras modalidades de garantia locatícia.

Entre as opções mais utilizadas nos dias de hoje, vale destacar as empresas especializadas no segmento. Normalmente essas organizações atuam de forma online e prestam um excelente suporte ao proprietário em situações de inadimplência. Por fim, apresentam um processo de aprovação bem rápido. Em resumo, essas empresas avaliam o crédito de forma veloz e segura, garantindo uma resposta ao solicitante em tempo recorde. Interessante, não é?

Ainda, elas asseguram que o proprietário vai receber o aluguel no dia estipulado em contrato. Em contrapartida, caso o inquilino não cumpra com as suas obrigações e sofra uma ordem de despejo, seus especialistas cuidarão de todas as questões, incluindo as despesas com o advogado. Vale lembrar, porém, que a alternativa só pode ser adotada sob aprovação de cadastro e o pagamento de uma taxa anual, feita pelo próprio inquilino.

Não deixe de considerar conhecer os trabalhos da Velo: a alternativa mais prática e segura para locar um espaço sem complicações. É bem simples: após a aprovação, avaliamos o crédito com rapidez e enviamos a fatura diretamente para o e-mail do cliente, com segurança. Este, por sua vez, escolhe a melhor forma de pagamento, podendo parcelar o valor solicitado em até 12 vezes.

Não perca mais tempo e entre em contato conosco! Teremos o prazer de atendê-lo e solucionar as suas dúvidas.

Compartilhe esse conteúdo
Leia também:
Infográfico
[Infográfico] Diferença entre fiança, seguro fiança e caução
LER MAIS >
Materiais Educativos
[Semana de webinars] Especial Dia do Corretor
LER MAIS >
tecnologia imobiliária
Tecnologia
Tecnologia a favor da imobiliária: saiba por que apostar nisso

Agilidade, menos gastos, mais lucros e mais segurança de mercado são algumas das justificativas para você investir na tecnologia imobiliária. Confira tudo sobre o assunto aqui!

LER MAIS >