Consumidor 4.0: conheça as estratégias para a imobiliária se comunicar com ele

Consumidor 4.0: conheça as estratégias para a imobiliária se comunicar com ele

consumidor 4.0

Os comportamentos de consumo, assim como outros aspectos da vida, evoluem através do tempo. Eles acompanham, especialmente, os avanços tecnológicos de cada época. Hoje, com a transformação digital que nos leva a 4.ª revolução industrial, temos um novo perfil de consumo: o do consumidor 4.0.

Para se comunicar com esse consumidor, inclusive no mercado imobiliário, é necessário entender a trajetória de mudanças nos comportamentos de consumo ao longo do tempo e aplicar algumas estratégias de comunicação. Vamos descobrir quais são?

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Evolução do comportamento de consumo

O primeiro perfil de consumo identificado pelo marketing, o 1.0, buscava somente os benefícios do produto, só se preocupava com as suas especificações técnicas e não dava a menor importância à marca. 

Com o passar do tempo e a ampliação da concorrência, esses consumidores passaram a ter mais escolhas e se tornaram o perfil 2.0, que precisava de argumentos que provassem que o produto A era melhor que o B.

Já o consumidor 3.0, começou a experimentar a segmentação e produtos cada vez mais pensados para as suas necessidades específicas. Com tantas opções, voltaram seus olhares para as marcas e buscavam experiências, além de exclusividade. 

O 4.0 tem todas essas características juntas e mais o acesso à tecnologia, o que muda tudo. São muito mais exigentes, bem informados e, para agradá-los, é preciso adotar algumas estratégias. Continue a leitura e veja quais são elas!

Estratégias de comunicação com o consumidor 4.0

1. Aprenda a ouvir suas necessidades

O excesso de informação a que o consumidor 4.0 está exposto faz com ele tenha um nível de conhecimento muito maior sobre qualquer assunto pelo qual se interesse. Desse modo, esse perfil de consumidor se torna bem mais exigente.

O primeiro passo para atendê-lo de forma adequada é ouvi-lo para, desta maneira, entender suas necessidades e corresponder às suas expectativas.

2. Tenha diferentes canais de vendas

Esse perfil de consumidor é multicanal, multitela, multitarefa, multitudo, por isso, é preciso criar pontos de contato com ele em todos os canais em que está presente. Então, não deixe de aproveitar a tecnologia para expor seus imóveis em redes sociais, como Facebook e Instagram, plataformas especializadas em imóveis, aplicativos de compra e venda e onde mais for possível vender no ambiente online.

3. Integre o online e offline

Por falar em online, não é porque você está nesse ambiente que o offline deixa de existir e vice-versa. Integre os dois mundos. Entenda os hábitos do seu cliente e esteja onde ele estiver. Não é porque vocês se falam por WhatsApp que uma ligação telefônica não possa ser feita, desde que não seja em horário inconveniente.

4. Esteja presente nas redes sociais

A presença online é fundamental para atingir esse consumidor. Quando ele tem acesso a você nas redes sociais, ele se sente mais seguro, pois se torna capaz de pesquisar sobre a sua imobiliária, ter contato direto com ela e, desse modo, construir uma relação de confiança.

5. Desenvolva ações que surpreendam

A concorrência no mundo digital é muito mais acirrada. A web é uma grande vitrine com espaço para absolutamente tudo o que está no mercado. Por isso, se diferenciar é necessário para ser visto. A melhor maneira de fazer isso é surpreendendo seus clientes. Tecnologias como a realidade virtual e aumentada são ótimas ferramentas para fazer isso no mercado imobiliário.

O consumidor 4.0 é muito mais antenado, exigente e se comunica facilmente com outros consumidores. Por isso, se queimar com um é se queimar com todos, o que torna o potencial de dano de qualquer erro muito maior. O mais grave de todos é não se comunicar adequadamente com esse consumidor, não estar presente nos canais que utiliza e não entender suas necessidades.

Gostou de conhecer melhor o perfil do consumidor 4.0? Então, não deixe de conferir nosso perfil no Instagram. Lá, você vai encontrar diversas dicas, além de conteúdos exclusivos sobre o mercado imobiliário.

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