Descubra como diminuir a burocracia no aluguel de imóveis

Descubra como diminuir a burocracia no aluguel de imóveis

diminuir a burocracia no aluguel

Quem trabalha em uma imobiliária já sabe: a locação de um imóvel é um processo bastante burocrático e pode levar tempo. Isso acontece por conta dos inúmeros documentos que precisam ser assinados, além da necessidade do inquilino encontrar um fiador para garantir que o proprietário não seja lesado no acordo. Diante disso, muitos gestores buscam alternativas para diminuir a burocracia no aluguel e tornar a negociação mais rápida e eficiente.

Ainda que todas essas etapas sejam fundamentais para a assinatura de um contrato, há clientes que acabam se cansando e, em algumas vezes, até desistem de locar uma nova propriedade, já que precisam vencer vários obstáculos ao longo do caminho. No fim das contas, todos saem prejudicados e insatisfeitos com a situação.

A parte boa é que esse problema tem solução: adotar estratégias modernas para combater a burocracia, oferecendo mais confiança ao público e estabelecendo um relacionamento sólido com ele. Veja o post e descubra quais são elas!

1. Invista na modalidade de aluguel sem fiador

Basta falarmos sobre aluguel que a maioria dos inquilinos se desespera. O motivo para tamanha preocupação? Na hora de alugar um espaço, muitas imobiliárias exigem que o interessado apresente um fiador, como uma maneira de evitar prejuízos financeiros ao longo do processo.

Mas a verdade é que nem sempre encontrar essa pessoa é uma tarefa fácil. Afinal, não é qualquer indivíduo que cumpre os requisitos dessa exigência e esteja disposto a se comprometer com tamanha responsabilidade.

Como uma forma de reverter o quadro e diminuir burocracia no aluguel, você pode apostar nas plataformas de garantia locatícia. Investir nessa modalidade é bem simples e vale considerar! Funciona assim:

  • O corretor faz um cadastro na plataforma e, em pouco tempo, recebe um feedback;
  • Se aprovado de forma automática, será encaminhado para o e-mail do inquilino o contrato para leitura, assinatura e pagamento;
  • Com tudo certo, a plataforma se responsabiliza caso o locatário não cumpra com as suas obrigações mensais;
  • Por fim, a empresa também cobre os gastos necessários em uma ordem de despejo ou relacionados aos honorários de um advogado.

Leia também: descubra como pode ser fácil alugar um imóvel sem fiador

2. Utilize ferramentas para automatizar os processos

Outra solução incrível para diminuir a burocracia no aluguel é organizar e automatizar cada negociação. O ideal é definir todos os elementos necessários durante o processo e, assim que as informações estiverem claras, automatizá-lo para facilitar as etapas.

Na hora de traçar esse trabalho, é possível que você precise adicionar ou eliminar algumas atividades que até então eram realizadas normalmente. Mas não se assuste: essas transformações fazem parte da automatização e devem ser encaradas como verdadeiras soluções.

O mais interessante é que essa ideia pode ser aplicada para vários segmentos, que vão desde a gestão administrativa, passando pelo atendimento dos clientes, até a área financeira da empresa.

3. Aposte em aplicativos para divulgar imóveis

Atualmente muitas empresas de sucesso estão investindo na divulgação de imóveis em plataformas online. Isso mesmo! Em vez de distribuir panfletos ou ligar para os clientes informando as novidades, esses profissionais publicam as ofertas em sites ou aplicativos mobile específicos para essa finalidade.

Nessas plataformas, os interessados podem checar todos os detalhes de um imóvel e até conferir imagens 3D da parte interna da propriedade. Juntos, esses elementos eliminam a necessidade de deslocamento e permitem que o público encontre bons imóveis em tempo recorde.

4. Diminua a quantidade de documentos com o contrato digital

Por último, considere substituir o tradicional contrato de locação por assinaturas eletrônicas exclusivas. Tal alternativa é excelente para diminuir a papelada, facilitar o preenchimento de dados e eliminar a necessidade de reconhecimentos de firma ou deslocamentos até o cartório.

Na plataforma da Velo, por exemplo, toda a negociação pode ser feita de modo digital, por meio de documentos enviados para os e-mails dos envolvidos, os quais posteriormente ficarão armazenados na nuvem — permanecendo acessíveis somente aos indivíduos autorizados. Isso tudo com o máximo de economia, praticidade e segurança para que as informações não sejam vazadas ou extraviadas.

Após a leitura, esperamos que tenha ficado fácil aprender como diminuir a burocracia no aluguel e conseguir otimizar os processos na sua imobiliária. Caso não saiba por onde começar, entre em contato com a Velo e conheça os nossos diferenciais. É só pedir a sua demonstração gratuita no banner abaixo!

Compartilhe esse conteúdo
Leia também:
Infográfico
[Infográfico] Diferença entre fiança, seguro fiança e caução
LER MAIS >
Materiais Educativos
[Semana de webinars] Especial Dia do Corretor
LER MAIS >
tecnologia imobiliária
Tecnologia
Tecnologia a favor da imobiliária: saiba por que apostar nisso

Agilidade, menos gastos, mais lucros e mais segurança de mercado são algumas das justificativas para você investir na tecnologia imobiliária. Confira tudo sobre o assunto aqui!

LER MAIS >