Alugar imóvel sem fiador: 4 métodos para abordar em sua imobiliária

Alugar imóvel sem fiador: 4 métodos para abordar em sua imobiliária

alugar imóvel sem fiador

A alta competitividade do mercado imobiliário e o momento conturbado da economia mundial vêm fazendo com que as empresas do segmento adotem novas estratégias para fidelizar clientes e obter resultados positivos. Uma das demandas crescentes na área é oferecer ao consumidor a possibilidade de alugar imóvel sem fiador.

Já conhece esse serviço? Se deseja contar com essa alternativa para alcançar mais clientes, continue a leitura deste post. Selecionamos quatro métodos eficazes para abordar quem chega à sua empresa, de maneira que você consiga mostrar para o seu público que essa é uma opção segura, fácil e vantajosa. Confira!

Leia também: descubra como pode ser fácil alugar um imóvel sem fiador

Como funciona o aluguel de imóvel sem fiador?

No ramo imobiliário, muito tem se falado sobre o aluguel de imóvel sem fiador, mas muitas pessoas (e até mesmo alguns profissionais do ramo) não sabem ao certo como funciona essa modalidade. No entanto, esse conhecimento e a sua disponibilização para clientes pode ser a chance ideal para alcançar um diferencial competitivo no mercado.

Como o próprio nome já diz, trata-se de uma opção na qual o locatário não precisa recorrer a um fiador para efetuar o seu contrato, mas sem que isso faça com que o locador fique desprotegido em caso de inadimplência. Caso isso aconteça, a responsabilidade do pagamento ficará por conta de outra garantia locatícia.

Na prática, existem algumas alternativas que já vinham sendo empregadas nesse sentido, como o depósito caução, o título de capitalização e o seguro fiança. No entanto, essas escolhas também são pouco dinâmicas e estão perdendo espaço para uma solução mais moderna, como uma plataforma digital de controle de locações.

Por que é importante oferecer o aluguel sem fiador aos clientes?

Quando você oferece uma opção de aluguel de imóvel sem fiador para os seus clientes, sua imobiliária fica a frente do restante das demais, ao contar com uma solução moderna e que auxilia no fechamento de contratos com os inquilinos, melhorando a satisfação dos proprietários. Portanto, essa é uma maneira de aquecer negociações e de aumentar o número de interessados em potencial no aluguel de suas propriedades, o que é crucial no momento atual em que vivemos.

Os locatários continuam com a garantia de que irão receber o que está acordado em contrato, ao mesmo tempo em que o futuro inquilino não precisará perder tempo correndo atrás de alguém que se disponha a arcar com as suas despesas, em caso de inadimplência. Muitas vezes, essa busca é complexa e até mesmo constrangedora.

Com uma empresa que disponibiliza seus serviços em uma plataforma para garantias locatícias, a sua imobiliária ficará em melhor sintonia com as demandas do público de hoje, o que traz credibilidade e reconhecimento no setor. Além de tudo, com a otimização desse processo, a rotina da organização se torna muito mais simples.

Quais os métodos para abordar o aluguel sem fiador na imobiliária?

Até aqui, você já entendeu um pouco melhor como essa modalidade funciona e descobriu que ela pode ser um belo diferencial competitivo para o seu negócio. Agora, vamos apresentar quatro métodos para abordar o aluguel de imóvel sem fiador na imobiliária, a fim de demonstrar as vantagens dessa solução para o cliente.

Veja a seguir como fazer isso!

1. Demonstre as vantagens para o cliente

O primeiro passo para abordar o aluguel sem fiador para clientes na imobiliária consiste em demonstrar e apontar quais são os principais benefícios que essa escolha traz. Vale dizer: o melhor de tudo é que essa é uma tarefa que pode parecer muito mais simples do que você pensava.

Basta ressaltar, entre outras coisas, que a pessoa não precisará perder tempo ou passar o constrangimento de pedir para que um parente ou amigo coloque o seu nome no contrato como garantia em caso de inadimplência. Além de tudo, dependendo da opção, os trâmites podem ser feitos online, com muito menos burocracia.

2. Apresente as outras garantias existentes

São diversas garantias locatícias existentes no mercado atual e apresentá-las faz parte do atendimento ao cliente de uma imobiliária. O caução, por exemplo, ainda muito utilizado no ramo, é um adiantamento equivalente a três aluguéis. Já o seguro fiança, como o próprio nome já diz, consiste na contratação de uma seguradora como garantia.

No entanto, o que vem chamando a atenção no segmento é a possibilidade de utilizar uma plataforma especializada em otimizar todo o processo de aluguel. Em sintonia com os conceitos de modernidade e eficiência, a empresa faz uma avaliação completa do cadastro, viabilizando a negociação em um prazo muito menor e atendendo a uma parcela maior de pessoas.

3. Discorra sobre a redução da burocracia

A burocracia é um dos grandes pesadelos de quem está fazendo alguma negociação no mercado imobiliário e, por isso, deve ser explicada quando o cliente recebe a opção de alugar imóvel sem fiador. Para que os fiadores sejam aprovados em um contrato de aluguel, o inquilino precisará passar por diversos trâmites, bastantes maçantes.

Ele precisará, entre outras coisas, achar alguém disposto a fazer isso e pedir uma série de documentos, assinaturas e, na maioria das vezes, a autenticação da papelada. Isso pode atrasar todo o processo e fazer até mesmo com que outro interessado acabe fechando o acordo com o dono antes, levando à perda da propriedade desejada. 

4. Mostre que evita a justiça na inadimplência

Você pode estar pensando que, por se tratar de uma opção de alugar imóvel sem fiador, há um risco maior de inadimplência e a própria imobiliária estaria mais vulnerável a levar um golpe de algum cliente pouco confiável. Entretanto, o que ocorre é justamente o oposto, uma vez que uma plataforma confiável é capaz de fazer uma avaliação completa da pessoa. 

Com uma plataforma própria para essa finalidade, a empresa realiza todas as etapas de forma digital, desde a análise de crédito até a fase de cobranças. Na prática, é realizada uma consulta detalhada e séria a respeito do histórico do interessado na locação, permitindo uma negociação mais tranquila e benéfica para ambas as partes.

Depois de conferir esse conteúdo, você já reconhece melhor a importância de oferecer a opção de alugar imóvel sem fiador. Para aumentar a sua gama de clientes fidelizados, inicie esse processo de mudança na sua imobiliária, divulgando essa possibilidade para os clientes e contando com uma plataforma segura para fazer esse serviço.

A Velo é uma plataforma de garantia locatícia, que pode te ajudar com tudo isso — e muito mais. Peça uma demonstração gratuita no banner abaixo e ofereça, agora mesmo, a modalidade de aluguel sem fiador para os seus clientes!

Compartilhe esse conteúdo
Leia também:
Infográfico
[Infográfico] Diferença entre fiança, seguro fiança e caução
LER MAIS >
Materiais Educativos
[Semana de webinars] Especial Dia do Corretor
LER MAIS >
tecnologia imobiliária
Tecnologia
Tecnologia a favor da imobiliária: saiba por que apostar nisso

Agilidade, menos gastos, mais lucros e mais segurança de mercado são algumas das justificativas para você investir na tecnologia imobiliária. Confira tudo sobre o assunto aqui!

LER MAIS >